Reportagem no "O MIRANTE"

31-12-2013 00:00

UDCA de A-dos-Loucos tem captado atletas de toda a região e já soma títulos a nível nacional
A colectividade que é um exemplo no associativismo de Vila Franca de Xira

 

 

foto

Numa aldeia com pouco mais de meio milhar de pessoas há uma colectividade que respira dinamismo. Os dirigentes são jovens, as actividades são muitas e conseguem fazer tudo isso sem apoios da câmara.

 

Edição de 2013-12-31
   

Na pequena aldeia de A-dos-Loucos em São João dos Montes, Vila Franca de Xira, há uma associação onde não faltam jovens para colaborar e onde existem dezenas de actividades que movimentam milhares de atletas todos os anos.

Com apenas 600 sócios (praticamente o número de habitantes da aldeia) que pagam uma quota anual de seis euros, a União Desportiva e Columbófila Adoslouquense (UDCA) é um exemplo no concelho por conseguir realizar as suas actividades sem recorrer a qualquer tipo de apoio municipal.

José Romaneiro é presidente da colectividade há cerca de um ano e mostra-se feliz por ter a seu lado muitos jovens. “Felizmente com esta direcção temos cinco pessoas acima dos 50 anos e 16 pessoas abaixo dos 40 anos. É tudo rapaziada nova que gosta de ajudar. A-dos-Loucos tem uma tradição muito grande no associativismo”, refere a O MIRANTE. Sempre que a UDCA realiza um evento o povo da aldeia sai à rua e ajuda com o que pode. Em 2009, numa prova de BTT, mais de 80 pessoas saíram das

suas casas para ajudar a organização. “Fomos a primeira das pequenas colectividades do concelho a ter um pavilhão, construído com o suor de muitas pessoas desta terra e que hoje em dia movimenta mais de cinco mil pessoas. Infelizmente estamos esquecidos por parte da câmara, durante os últimos anos não recebemos nem um tostão”, lamenta José Romaneiro.

Actualmente a secção de desporto - liderada por Paulo Cartaxo - integra as modalidades de cicloturismo, BTT “loucos pelo pedal”, audace estrada, audace BTT, pesca desportiva, ténis de mesa, ginástica rítmica, futsal, atletismo e trail running. No que toca às bicicletas, desde 2008 que se realizam raid’s e passeios de cicloturismo e BTT. Este ano a equipa de cicloturismo da UDCA ficou em terceiro lugar na geral por equipas do campeonato nacional de audace estrada, tendo trazido um primeiro e segundo lugar no escalão individual - Vítor Coutrim e Paulo Cartaxo, respectivamente.

Soma-se também ao role das actividades a secção cultural, com o grupo de teatro “A Forja”, um dos nomes mais conhecidos do concelho. “Em termos financeiros estamos muito mal, a situação que se coloca hoje é que as colectividades são consideradas pelo estado como empresas, mesmo quando são as colectividades que dão o desporto, cultura e recreio à população. É muito difícil sobreviver financeiramente. Só com muito espírito de sacrifício das direcções e de alguns associados é que se consegue”, explica José Romaneiro.

A história da colectividade começa em Novembro de 1919, com a criação da Tuna Recreativa Adoslouquense. Em 1950 deu lugar ao Grupo Columbófilo Adoslouquense. Em 1970 nasceu uma associação paralela para criar outras actividades desportivas, a União Desportiva e Recreativa Adoslouquense. Só em 1997, depois de várias reuniões, se decidiu unir as duas colectividades, dando origem à UDCA como a conhecemos actualmente. São nomes queridos da população Alberto Loulé, dinamizador do desporto em A-dos-Loucos e Lindberg Nunes, que chegou a nadar com Baptista Pereira. Para 2014, a associação tem vários projectos, destacando-se a realização da maratona de BTT “Loucos do Pedal” no dia 31 de Maio, um concurso de pesca, provas de ciclismo e BTT audace, gala de ginástica rítmica, realização de peças de teatro e campeonatos de futsal.