1919 - Origens

O Movimento Associativo em Á-dos-Loucos, teve o seu início em 01 Novembro 1919, com a criação da TUNA RECREATIVA ADOSLOUQUENSE

O Adoslouquense Carlos Dias, que fora recrutado para a guerra de 1914 a 1918, foi feito prisioneiro das forças inimigas, num campo de concentração onde aprendeu solfejo e a tocar instrumentos de corda. Regressado da Guerra, começou a ensinar música aos interessados, conforme havia aprendido, conseguindo reunir um número considerável de executantes e entusiastas, aproveitando assim para criar a primeira associação em Á-dos-Loucos, a Tuna Recreativa Adoslouquense, esta associação viria a encerrar as suas portas, por via de um Decreto-lei do Governo Fascista, que decretava que, todas as sociedades recreativas, que não possuíssem os estatutos legalmente aprovados, teriam de acabar a sua actividade associativa.


 

1950 - Fundação do Grupo Columbófilo Adoslouquense - GCA

O Grupo Columbófilo Adoslouquense é fundado em 1950, tendo por objectivo promover o desporto de columbofilia.

Foi encontrada esta solução para possibilitar a formalização de uma associação, tempos difíceis de grande repressão, que não permitiam e tentavam por todos os meios aniquilar, qualquer existência de desenvolvimento social, cultural e cívico.


 

1970 - Fundação da União Desportiva e Recreativa Adoslouquense - UDRA

Já em 1970, um grupo de sócios do Grupo Columbófilo de Á-dos-Loucos, juntamente com outros habitantes desta terra, fundaram a União Desportiva e Recreativa Adoslouquense - U.D.R.A., com o propósito de aliciar e permitir a prática de actividades desportivas, recreativas e culturais de modo a aumentar o conhecimento, a projectar a cultura e enriquecer o factor físico, mental e cultural dos moradores deste lindo lugar.

Como nesta altura ainda se vivia sob o regime fascista, houve a necessidade de se formar mais uma colectividade, com o principal objectivo de criar um espaço onde todos pudessem falar livremente e não estivessem sujeitos a pressões exercidas pela C. Municipal (ameaçando o encerramento) por se realizarem iniciativas culturais (colóquios, debates, exposições, cinema, sessões de leitura, etc.).